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CHATBOT, VOCÊ SABE O QUE É? ELE PODE AJUDAR NO SEU NEGÓCIO!

15/02/2018

Chatbot, ou chatterbot, é um programa de automação de atendimento. Por exemplo, seu cliente deseja atendimento via chat, essas dúvidas e solicitações podem ser respondidas automaticamente pelo programa. E ainda assim ter um toque “humanizado” no tom da resposta.

MAS COMO A RESPOSTA PODE SER HUMANIZADA SE É GERADA POR UM ROBÔ?

Como o próprio nome já diz, é um robô de chat, o que parece ser impossível de ser algo “quadradão” rsrs. Mas aí vem a parte bacana da história: Você pode utilizar palavras-chave que servem como guias para encontrar essas respostas.

Um exempo:

Você trabalha com promoções diárias em seu estabelecimento e um futuro cliente tem dúvida sobre isso.“Cliente: Vocês possuem promoções?” Assim é possível você incluir palavras-chave como “promoção”, “promoções”, ou até mesmo uma pergunta contendo “tem promoção?” que levarão a uma resposta como: “Sem dúvidas! Temos sim. Todos os dias da semana temos uma porção com 50% de desconto para você curtir com sua galera. Ah, e não perca hein, toda sexta temos música ao vivo também.”

 

MAS POR QUE USAR?

São inúmeras as vantagens da automação de atendimento, confira:

1)     CREDIBILIDADE

O cliente passa a ter mais confiança em um atendimento rápido. Mesmo que seja por “robô”, o que conta na maioria das vezes é a forma com que foi configurado seu atendimento. A linguagem configurada pode ser imperceptível ao consumidor.

 

2)     FACILIDADE

Outro ponto é que a comunicação via chat, além de ser rápida, já é algo mais natural para os clientes e não é nada complexo. Assim fica fácil pedir as informações e obtê-las sem nenhum problema.

 

3)     OTIMIZAÇÃO

Não é todo momento que sua equipe pode ficar fixa no computador. Deixando assim eles focados em funções mais complexas enquanto o atendimento básico pode ser feito rapidamente. O Chatbot é capaz de fornecer as informações primárias ao consumidor e indicar outros canais de atendimento para questões mais específicas, gerando assim um click completo de atendimento

 

4)     PERSONALIZAÇÃO

Você configura o programa de acordo com seu atendimento, como já dissemos aqui. Por conta disso a identidade de sua marca não se afeta. Se a linha é mais descontraída, ou se é mais formal, não importa. Basta oferecer as informações para o sistema e a conversa ganha um tom personalizado, com a cara da marca.

 

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