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ESTRATÉGIA DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE PODE MELHORAR SUA EMPRESA

08/02/2018

O relacionamento é algo fundamental dentro de qualquer negócio. É por ele que seu cliente ou futuro cliente irá avaliar se quer ou não comprar seu produto, ou até mesmo continuar sendo parte da sua cartela de “fãs”. Por conta disso, estratégias bem definidas pode fazer toda diferença!

Ter uma equipe bem instruída, comprometida e satisfeita é um ponto inicial para fazer seu negócio alavancar.

Ah, não ache ruim que ele se comunique, mesmo te avaliando em um ponto negativo. Pelo contrário, a interação dele com você significa que ele esta participando, esta sendo um cliente ativo. Isso é engajamento!

Quando falamos desse setor de relacionamento, estamos falando de duas etapas essenciais:
* Pré-Vendas: Que são as dúvidas antes da venda. Tirando qualquer interrogação que seu cliente/futuro cliente possa ter.
* Pós-Venda: Esse sim, o mais esquecido de todos (coitado rsrs), porém é fundamental. Pois é por ele que se conquista a fidelidade e futuras indicações.

Então decidimos deixar aqui 4 dicas para impulsionar seu setor de relacionamento, tudo bem? Vem conferir:


       1) PERSONALIZE O ATENDIMENTO DE SUA EMPRESA

É importante que seu cliente veja sua empresa de forma especial. E que ele se sinta especial por ela também. Assim, tente um tratamento exclusivo para cada um dele. E não se esqueça da qualidade, claro. É sempre bom ficar atento à forma da escrita, o tom da voz, com uma comunicação educada e coerente e sem dúvidas um rápido retorno.


2) CANAIS DE RELACIONAMENTO

Ei, estamos no século XXI e isso é indispensável. Você possui uma empresa maior? Então que tal implantar um setor apenas para isso... Mas ei, você é de pequeno, médio porte e trabalha apenas com mídias sociais? Não pode ficar para trás não! Sabe as avaliações do Facebook, os comentários, ou até mesmo as mensagens no chat? Então, ali é seu canal de relacionamento direto com o cliente. É por ali que ele pode te dizer se gostou ou não do seu lanche, por exemplo, então é fundamental essa atenção.


3) AGILIDADE EM RESOLVER PROBLEMAS

Às vezes o cliente também esta com “pressa” e quer agilidade em algo que possa estar errado. Entender também faz parte. Dê um prazo coerente a ele para o retorno e, por favor, cumpra esse prazo. Isso passará confiança e satisfação a ele... Provavelmente ele voltará a comprar seus produtos.


4) SAIBA VENDER, MAS TAMBÉM SAIBA CONVERSAR!

Conhecer e converter são fundamentais, mas lembre-se de manter quem já comprou com você. Sabe por quê? Garantir esse fluxo de comunicação empresa x cliente faz com que essa pessoa não seja apenas uma venda, e sim que ele vire seu fã. A divulgação dele pode valer mais que do que o valor que você investiu mandando fazer panfletos que talvez apenas suje as ruas por aí, sabia? Esteja sempre aberto a sugestões de mudanças, e busque aplica-las realmente. Isso faz com que ele – seu cliente – interaja com você e seu negocio.


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