FALE DIRETO
CONOSCO!

Parentes... parentes, negócios a parte!

18/04/2018

#

É POSSÍVEL SUPERAR OS DESAFIOS DE EMPREENDER EM FAMÍLIA?


Estima-se que 70% das empresas brasileiras sejam empreendimentos familiares, contudo, somente 30% sobrevivem a segunda geração. O número é ainda menor na terceira geração, apenas 5% conseguem se manter no mercado. Mas quais os desafios de se empreender em família? Como manter-se no mercado e expandir os negócios?

Por incrível que pareça, isso pode ser bem menos complicado do que se imagina. Normalmente, a empresa nasce do sonho dos pais de se tornarem donos e atuarem em um determinado ramo - alimentício, vestuário, etc. Independente do talento ou interesse, esse sonho é repassado para os filhos e assim sucessivamente. O dilema é separar os laços familiares dos interesses do negócio.


MINHA FAMÍLIA NÃO É O MEU NEGÓCIO


Geralmente, uma empresa familiar é um negócio que pertence a uma ou mais famílias. A gestão é feita por alguns membros e o próprio quadro de funcionários é composto por parentes.

Além disso, as decisões são centralizadas e, por vezes, baseadas em emoções. Isso, geralmente faz com que questões relacionadas ao trabalho interfiram na relação familiar e vice-versa. Outro problema comum a esse tipo de negócio é a superproteção de funcionários, seja porque participaram da fundação da empresa ou porque são filhos dos donos. Desse modo, os conflitos não são solucionados de maneira rápida e precisa.


FAMÍLIA x TRABALHO


Os conflitos numa empresa familiar envolvem disputas por dinheiro e poder, além, é claro, das relações familiares e tudo que isso representa. Um exemplo é o desejo que os pais têm em que todos os filhos participem do negócio, o que isso nem sempre é bom. Já que cada pessoa é única e deve trilhar o seu caminho de acordo com seus interesses e aptidão. Outro problema é a tendência de empregar parentes (tios, primos, cunhados, etc) sem que tenham a mínima habilidade ou competência para a função.

No empreendimento familiar a relação fraternal também é um ponto a se destacar. Isto porque, pode ocorrer de um dos irmãos se sentir desprezado na hora de tomar alguma decisão, ou ainda, achar que trabalha mais que os demais irmãos e que é desvalorizado na empresa.

O conflito entre gerações também é comum em um negócio familiar. Os filhos desejam alterar a forma de administrar ou inovar e enfrentam a resistências dos pais, por exemplo.


E AGORA, COMO RESOLVER?


Não tem como mudar de família, já dizia o ditado: O que não tem remédio, remediado está. O fato é que os conflitos familiares vão sempre existir, aceitar isso é o primeiro passo para resolver os problemas.  A ideia é não deixar que isso prejudique a sua empresa.


  •           Gerar lucros para a família é uma unanimidade, e isso deve ser a máxima da empresa. Desse modo, até na hora de empregar um parente a decisão será mais acertada, considerando se essa contratação é o melhor para os lucros.
  •        Comunicação é fundamental para antecipar, identificar e resolver os conflitos. O ambiente do trabalho deve ser tranquilo, afinal passamos mais tempo do nosso dia no trabalho. Criar maneiras periódica para a equipe conversar e dar a oportunidade de os funcionários expressar o que pensam é sobretudo, uma maneira de afinar a equipe e o que implica diretamente nos resultados.



       Agora, é só apostar no ingrediente que une e resolve qualquer problema de uma família, o AMOR!    






COMPARTILHAR

CONTATO

(27) 3376-3909/ 98166-7827
contato@xsistemas.com.br

LOCALIZAÇÃO

Av. Fernando Ferrari, 2225 - Goiabeiras, Vitória - ES - Edificio Dias Pinheiros , Sala 305

DEMONSTRAÇÃO

Solicite a sua demonstração e um de
nossos vendedores entrará em contato.

NOSSAS REDES SOCIAIS

Todos os direitos reservados © 2017 | xSistemas